Dicas de Etiqueta

1. Para a noiva: Deixa seu batom sempre com o fotógrafo. Assim você poderá retocar sua maquiagem sempre que precisar.


2. Para Convidados: É de bom tom responder ao RSVP, seja ele através de número de telefone, site ou e-mail. Nunca deixe para confirmar a sua presença em cima da hora. Atrapalha e muitas vezes constrange o anfitrião.

Seja gentil e responda ao convite, mesmo que você não possa comparecer.


3. Para Anfitriões: Atualmente um cardápio mais leve e saudável é o que agrada a um maior número de convidados. Procure saber com antecedência, se seus convidados ou homenageados tem alguma restrição alimentar.

Muitas pessoas não bebem álcool, então sempre ofereça sucos e drinks sem álcool, de forma criativa e charmosa.


4. Presentes para Padrinhos: Hoje se tornou usual no Brasil presentear os padrinhos ou na entrega dos convites ou então na festa de casamento. Este é um hábito Americano que se tornou moda por aqui. É gentil mas não obrigatório. No entanto, caso os noivos optem por presentear os padrinhos, não podem esquecer das daminhas e pagens, afinal crianças adoram presentes e ficarão decepcionadas ao ver pacotes para os adultos e não para elas.


5. Para os noivos: Dêem uma lembrança a seus pais no dia ou na véspera do casamento em agradecimento por toda uma vida, pode ser um porta retrato com a foto de vocês ou então flores para as mães. Este será, sem dúvida, um momento emocionante e inesquecível.


6. Bem Casado: Monte uma bela e farta mesa de bem-casados para que todos os convidados, homens ou mulheres, sirvam-se à vontade, ao invés de dar uma “lembrancinha” (miniaturas, caixinhas, etc) somente às senhoras. Assim estará agradando a todos os convidados, mesmo os solteiros ou viúvos, que forem sem acompanhante.


7. Chá de Bebê: Chá de bebê é uma confraternização entre amigas e parentes do bebê que vai nascer. É uma festa íntima e de preferência, de acordo com o estilo da grávida. Uma vez que a festa normalmente ocorre perto do nascimento do bebê, é importante que a anfitriã se preocupe com o conforto da futura mamãe.


8. Casamento Ecologicamente Correto: É possível minimizar o impacto ambiental do seu casamento, usando fornecedores locais, evitando convites e lembrancinhas de plástico e outros materiais não recicláveis. Uma sugestão de lembrancinha: mudinhas ou sementes de plantas. E verifique também se o seu decorador faz parte do projeto “Flor Gentil” que faz buquês de flores usadas e distribui em asilos.